Alelei de Carrinho Cheio
- 15 de jan. de 2023
- 2 min de leitura

Empresa: Alelo
Período: 2022–2023
Desafio
Estimular o uso recorrente dos cartões Alelo em supermercados parceiros, aumentando ticket médio e frequência de compra, ao mesmo tempo em que se mantinha controle operacional, engajamento do consumidor e eficiência dos investimentos de marketing em uma campanha nacional de longa duração.
Além disso, havia o desafio de não conduzir a campanha no escuro, garantindo leitura clara do impacto real de cada ação ao longo do tempo.
Objetivo
Criar uma campanha promocional de alto alcance e adesão, conectada a uma estrutura analítica que permitisse acompanhamento em tempo real, ajustes táticos contínuos e decisões orientadas por dados ao longo de toda a execução.
Estratégia
Combinar uma mecânica promocional simples e atrativa — compras acima de R$200 gerando números da sorte para concorrer a prêmios em dinheiro — com uma camada robusta de analytics.
A estratégia partiu do princípio de que campanhas desse porte performam melhor quando são acompanhadas e otimizadas continuamente, e não apenas avaliadas no pós.
Execução
Coordenação da estratégia de marketing da campanha, em parceria com a agência Hyperativa, com atuação multicanal (hotsite e WhatsApp) para cadastro dos participantes e integração com redes supermercadistas parceiras.
Como parte da execução, foi estruturada uma camada de acompanhamento analítico diário para suportar decisões ao longo de toda a campanha.

Confira o dashboard completo aqui.
Meu Papel
Atuação na coordenação estratégica da campanha pelo lado da Alelo, com responsabilidade direta pela estruturação do dashboard, leitura de performance, análise de dados e suporte às decisões de otimização de marketing ao longo da execução.
Resultados
Além da alta adesão e engajamento ao longo dos meses, o principal resultado do projeto foi a criação de uma estrutura de leitura e decisão em tempo real.
O dashboard desenvolvido em Looker Studio permitiu:
visualização por períodos específicos e dias isolados;
análise por rede participante e lojas individuais;
leitura de performance por regiões do país (Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul);
correlação direta entre datas de ativações de marketing e variações de performance.
A campanha contou com a participação de grandes redes supermercadistas, incluindo: Acomar, Covabra, Preço Baixo, Mundial Mix, Delta, Matriz, Ricoy, Maglioni, Unicompra, Fluminense e Itaperuna, ampliando a complexidade operacional e reforçando a importância do acompanhamento analítico estruturado.
Essa estrutura permitiu ajustes táticos contínuos, priorização de esforços e decisões de growth baseadas em comportamento real — e não em análises pós-campanha.
Takeaway
Campanhas escalam quando dados deixam de ser relatório e viram ferramenta de decisão.




